Configurar roteador D-Link DI-524 para rede Wireless

LINKS PATROCINADOS

Configurar roteador D-Link DI-524 para rede Wireless

O roteador D-Link DI-524, ou simplesmente DI-524 é capaz de transmitir pacotes através de uma conexão sem fio. Muita gente possui o modelo por terem sido enganadas por técnicos safados que ganham comissões por produtos vendidos, e muitas vezes não sabem como aproveitar da melhor forma a capacidade do equipamento. Aqui você vai encontrar como configurar o seu roteador D-Link DI-524 para uma conexão sem fio.

LINKS PATROCINADOS

LINKS PATROCINADOS

Este é um post especial para a minha amiga LiLi (a cantora) lá de Porto Alegre Configurar roteador D Link DI 524 para rede Wireless

Quando ela se mudou para Porto Alegre e precisou fazer um compartilhamento de internet entre dois computadores, mandaram ela comprar o roteador DL-524, que é mais caro que outros roteadores, mas não era necessário, pois ele fez todas as conexões através dos cabos de rede. Agora ela está morando sozinha, tem um laptop, e quer aproveitar que tem um roteador Wi-Fi e utilizar a conexão sem fio na sua casa.

No YouTube tem uma vídeo aula (da EVC Network) muito boa que explica como fazer essa configuração, mas eu não vi por aí nenhum texto explicativo, e muita gente pode precisar de algo para imprimir, então resolvi escrever todos os passos descritos no vídeo. O vídeo você encontra no final do post, caso seja preciso assistí-lo.

É importante falar que, embora eu tente explicar com mais detalhes alguns passos, você precisará de algum conhecimento para fazer a configuração. Até porque eu não vou me responsabilizar por quaisquer danos ao seu equipamento.

Configurar roteador D Link DI 524 para rede Wireless

Fazendo a conexão com o roteador

Uma coisa que não vi no tutorial, foi como a conexão entre o computador e o roteador estava sendo feita. Não tenho nenhum modelo disponível comigo, mas imaginei que a conexão inicial é feita através de um cabo de rede, pois não fazia sentido ele ter uma conexão sem fio quando o roteador ainda não está configurado.

Conecte também o cabo do seu modem ADSL na porta WAN do roteador. Agora com outro cabo, conecte a placa de rede do seu laptop em qualquer porta do roteador e siga para o próximo passo. Se tiver apenas um cabo de rede, conecte apenas o laptop. Pelo menos assim não tem erro Configurar roteador D Link DI 524 para rede Wireless

Nota: Por enquanto mantenha o sinal wireless do seu laptop (se for o caso) desligado.

Confirmando o IP atribuído pelo roteador

Execute o prompt de comando. Para isso vá até o Menu Iniciar, depois clique no item Executar….

Configurar roteador D Link DI 524 para rede Wireless
Na janela que se abrirá digite cmd e clique em OK.

Configurar roteador D Link DI 524 para rede Wireless
Com a sua placa de rede configurada em modo DHCP, utilize o comando ipconfig para verificar o IP atribuído pelo roteador. O Endereço de IP será o IP do seu computador, e o Gateway padrão será o IP (192.168.0.1) do seu roteador. Utilize o comando ping para verificar o envio e recebimento de pacotes ao roteador.

 

Veja como tornar a sua rede sem fio mais segura.

Configurando a rede wireless

  • Abra o seu navegador preferido (Firefox, Internet Explorer, Opera, etc…) Internet Explorer (recebi informações do Luciano que as páginas do D-Link apresentam problemas no Firefox por exemplo) e na barra de endereços e digite o IP do roteador, que no caso deve ser 192.168.0.1.
  • A janela de login do roteador deverá ser aberta perguntando o nome de usuário e senha. Por padrão, a o router D-Link DI-524 vem com o nome de usuário admin e sem senha. Portanto, digite apenas admin no campo de usuário e clique em OK.

A página inicial do roteador será aberta. No menu lateral, clique onde você encontra a opção Wireless.

  • No campo Network ID(SSID) você definirá o nome da sua rede Wi-Fi, que no caso eu prefiro chamar de LILI, mas você coloca o nome que quiser.
  • O campo Channel te dará 11 canais de comunicação Wi-Fi, que você pode escolher qualquer um, mas aconselho a escolher outro que seja diferente de 1, a rede wireless de um vizinho que possui o mesmo canal, pode causar perdas de conexão.
  • No campo Security você definirá o método de criptografia utilizado na transmissão dos dados. No caso o método utilizado será o WPA PSK/TKIP.
  • No último campo que aparecerá, você definirá a senha de acesso à sua rede, que é aconselhável ser uma senha grande, de no mínimo 20 caracteres, como por exemplo: senha de acesso à rede doméstica da LiLi (mas não tão óbvia assim).
  • Clique no botão Apply e espere o roteador reiniciar.

A essa altura, o seu laptop já poderá fazer uma conexão sem fio com o seu roteador, mas vamos continuar utilizando o cabo. A não ser que você tenha apenas um cabo de rede.

Configurando o acesso à internet

Com o roteador reiniciado, no menu lateral clique no botão WAN. Acredito que 100% das conexões ADSL utilizam um nome de usuário e senha para acessar à internet, portanto, deixe selecionada a opção PPPoE.

  • No campo User Name coloque o usuário fornecido pelo seu provedor de acesso, como por exemplo, no caso do Speedy você pode utilizar internet@speedy.com.br, de acordo com a sentença de agosto passado.
  • No campo Password coloque a senha que também é fornecida pelo mesmo provedor, que será internet para usuários do Speedy.
  • Repita a senha no campo Retype Password.
  • Em Connect mode select, você definirá como a conexão será feita e te dará três opções: Always-on (Sempre ligada), Manual ou Connect-on-demand (Conexão sob demanda). Selecione a opção Connect-on-demand para que o roteador se conecte automaticamente à internet quando um serviço Web for solicitado.
  • Clique no botão Apply e espere o roteador reiniciar.

Eu vou pular a configuração da rede local descrita na vídeo aula, pois a configuração pode ser diferente dependendo do seu modem.

Configurando o servidor DHCP

  • No menu lateral, clique agora no botão DHCP.
  • Em DHCP Server, deixe a opção Enabled marcada.
  • No campo Starting IP Address você definirá o IP inicial do seu servidor DHCP, que no caso deve ser maior que 1, pois 192.168.0.1 já será o IP do roteador.
  • O campo Ending IP Address define o IP final do servidor DHCP, e não pode ser maior que 255.
  • Deixe o campo Lease Time definido em 1 WEEK.
  • Clique no botão Apply e espere o roteador reiniciar.

Alterando a senha de administrador do roteador D-Link 524

  • No menu lateral, clique agora no botão Admin.
  • Na parte central da página, localize o botão Tools e clique nele.
  • Deixe o campo Old Password em branco, já que o roteador não possui uma senha padrão. Ou coloque a senha antiga se ela já foi alterada alguma vez.
  • Escolha uma senha de sua preferência e coloque no campo New Password.
  • Digite a mesma senha no campo Reconfirm Password.
  • Clique no botão Apply e espere o roteador reiniciar.

Note que este passo é muito importante para que ninguém mais possa alterar as configurações do seu roteador.

Pronto, as configurações estão feitas e você poderá conectar-se à internet através de sua conexão Wi-Fi. Faça um teste, abra algum site da internet e veja se está tudo normal. Depois desconecte o cabo de rede do seu laptop e ligue o sinal wireless para navegar à vontade.

Vídeo aula

Se tiver alguma dificuldade nos passos acima, assista à vídeo aula.


 

Configurar roteador D Link DI 524 para rede Wireless

Receba no seu e-mail informações sobre:

Configurar roteador D-Link DI-524 para rede Wireless e muito mais.

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail. É grátis! Coloque o seu e-mail e depois confirme para começar a receber.

 

225 mil Comentários

  1. Just wanna comment on few general things, The website design is perfect, the subject matter is real good : D.

    Responder
  2. News info…

    I was reading the news and I saw this really interesting info…

    Responder
  3. Heya just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren't loading properly. I'm not sure why but I think its a linking issue. I've tried it in two different internet browsers and both show the same outcome.

    Responder
  4. 08.11.13

    An interesting discussion is definitely worth comment. I believe that you need to publish more on this subject, it might not be a taboo subject but usually folks don’t talk about such topics. To the next! Kind regards!!

    Responder
  5. One thing I'd prefer to reply to is that fat burning plan fast is possible by the proper diet and exercise. An individual's size not merely affects the look, but also the complete quality of life. Self-esteem, depressive disorder, health risks, along with physical abilities are affected in putting on weight. It is possible to do everything right and still gain. If this happens, a problem may be the offender. While an excessive amount food rather than enough work out are usually to blame, common health concerns and trusted prescriptions can easily greatly enhance size. Thx for your post here.

    Responder
  6. 08.11.13

    After I initially commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I receive four emails with the exact same comment. Perhaps there is an easy method you can remove me from that service? Thanks a lot!

    Responder
  7. I discovered your blog's link posted by a friend on Facebook. Merit for putting practical facts on the world wide muddle. It's remorselessly to get this stuff nowadays.

    Responder
  8. Just Browsing…

    While I was surfing yesterday I saw a excellent article concerning…

    Responder
  9. Thank you for every other wonderful post. The place else may just anybody get that type of info in such an ideal approach of writing? I've a presentation subsequent week, and I am at the search for such info.

    Responder
  10. Dreary Day…

    It was a dreary day here today, so I just took to piddeling around online and found…

    Responder
  11. 13.11.13

    You have made some decent points there. I looked on the internet to find out more about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

    Responder
  12. 14.11.13

    Thank you so much for providing individuals with such a memorable opportunity to check tips from this website. It is always so cool plus jam-packed with a good time for me personally and my office mates to search your website nearly 3 times in 7 days to read through the new issues you will have. Of course, I am just always contented concerning the incredible suggestions you serve. Selected 4 facts in this posting are essentially the most beneficial I have had.

    Responder
  13. 15.11.13

    Thanks for your article. One other thing is that individual states have their very own laws that will affect homeowners, which makes it quite hard for the our lawmakers to come up with the latest set of guidelines concerning property foreclosure on house owners. The problem is that each state possesses own legal guidelines which may have impact in an unfavorable manner in terms of foreclosure plans.

    Responder
  14. 15.11.13

    I must thank you for the efforts you have put in writing this blog. I am hoping to see the same high-grade content by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my own site now

    Responder
  15. Tumblr article…

    I saw someone talking about this on Tumblr and it linked to…

    Responder

deixe sua resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>